quarta-feira, 19 de março de 2014

CONDICIONAMENTO OPERANTE EM UMA LOJA DE ROUPAS


Espaço Inconstante, Psicologia
Baseado em alguns estudos realizados na Psicologia, elaborei tal situação fictícia abaixo a fim de ilustrar uma determinada situação cotidiana:


O mercado da moda lança um novo modelo de calça denominado pantalone, e Jorge Antunes, administrador da loja de confecções feminino ‘ toque feminino’ adquire um lote de calças deste novo modelo para por à venda em sua loja. Algum tempo depois, o gerente da loja constatou que o estoque de calças do tipo ‘’pantalone’’ encontrava-se praticamente intacto. Com isso, ele propõe ao administrador da loja que elimine aquele determinado produto, e como forma de recompensa ele receberá uma gratificação (Segundo a teoria behaviorista, a gratificação inserida constitui um reforço positivo do qual aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa (estímulo), persuadindo- o a executar a meta estabelecida. Disposto a aumentar as vendas de calças pantalone e conseqüentemente desfazer-se delas, o administrador faz uso do condicionamento operante, que se refere ao comportamento voluntário, e procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas, onde o organismo ‘opera’ em sua situação com o intuito de produzir certos efeitos ou evitá-los. A sua ação pode interferir em um resultado (neste caso, a ação de compra da mercadoria).
Espaço Inconstante, Psicologia
O administrador utiliza-se da seguinte estratégia: Contrata modelos regionais para ficarem vestidas com a calça, enquanto o som da loja evidencia o produto. Além disso, o cliente que comprar uma calça modelo pantalone, ganhará um cinto como brinde no ato da compra. A partir disso, é criado um esquema de reforçamento do condicionamento operante contínuo, tendo o seu estímulo reforçador de espécie secundária (o brinde). O estímulo reforçador acrescenta a probabilidade de um comportamento vim a repetir-se. É um resultado (estímulo) produzido por uma reação. Configura-se como sendo de espécie secundária, porque não garante a subsistência do indivíduo.
      O procedimento conduziu a almejar o propósito ambicionado, porém, se fosse persistido a entrega de brinde, a loja não obteria lucro. Com isso, foi estabelecido pelo administrador que só receberia o brinde o cliente que adquirisse uma calça pantalone nos dias de terça e quinta, constituído agora um esquema de reforçamento no condicionamento operante intermitente de intervalo fixo (que reforça a resposta depois de um período determinado).
   As vendas continuam tendo êxito, e reduzindo de maneira rápida o estoque de calças modelo pantalone.Isso conduz o administrador a modificar o regulamento da promoção,onde só serão disponibilizados os brindes referentes à compra da calça no dia de terça-feira,de 10:00 até às 16:00,instalando o esquema de reforçamento no condicionamento operante intermitente de intervalo variado,que reforça a primeira resposta depois de intervalos de tempo variáveis.
    Enfim, o administrador da loja ‘toque feminino’ alcançou o objetivo proposto pelo gerente da loja ‘toque feminino’, conseguindo eliminar todo o estoque de calças modelo pantalone e recebendo sua gratificação como foi acordado inicialmente (Ocorre então, a extinção do condicionamento).

Tal situação apresentada acima ocorre a todo momento no comércio em geral. As pessoas são condicionadas a comprar determinados produtos, por meio de técnicas utilizadas pelas lojas, a fim de que haja a venda dos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!