sábado, 22 de março de 2014

A AÇÃO SOCIAL SEGUNDO MAX WEBER

Espaço Inconstante, Max Weber
Analisando a teoria da ação social weberiana, como sendo uma ciência, podemos notar claramente a sua preocupação em enfatizar a diferenciação dos quatro tipos de ações denominados ‘ações sociais’. São elas: A ação racional com relação a um objetivo são expectativas que são medidas tanto pelo procedimento de um objeto pertencente ao campo exterior ou dos demais homens, e essa expectativa é empregada de maneira racional, com o intuito de alcançar uma determinada meta traçada. A ação racional com relação a um valor, que é determinado por uma convicção religiosa, que pode ser traduzido como forma de doutrina, valores morais e cívicos, onde uma determinada pessoa age de acordo com os princípios estabelecidos, do qual ele acredita ser correto, e compartilha. Ele não age com o propósito de obter um ganho exterior, e sim com o princípio de manter-se perseverante às suas crenças. A ação afetiva é encaminhada de acordo com a condição de percepção consciente ou disposição de ânimo do sujeito, quando este é submetido a uma determinada situação,e por fim a ação tradicional, onde o sujeito é conduzido pela tradição, costumes, ou doutrinas que se encontram presas a sua existência. No campo social, marcado pelos constantes movimentos de luta, Weber notou que há diversos conflitos de interesses, desde monopolizações econômicas à existência de dominações. Com isso, ele estabeleceu a dominação como sendo uma maneira bastante eficaz de achar pessoas preparadas à execução de ordens pré-estabelecidas. Dividiu o conceito de dominação em três tipos. São eles: a dominação legal que é exercida através de um reconhecimento autentico por uma lei ou tradição,sendo assim,impostas por estas.A dominação carismática é reconhecida pela crença e devoção pelos atributos fora das leis naturais daquele que detém a autoridade,ou poder.E a dominação tradicional que é a aceitação da prática de uma determinada ação baseada em uma tradição da qual é considerada legítima, e que só é possível de ser imposta,graças a fidelidade do sujeito.

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